terça-feira, 10 de novembro de 2009
Os Uros, o povo flutuante do Lago Titicaca
Atualmente reduzidos à exposição turística, à venda de pequenos artesanatos e à exibição de um modo de vida primitivo mas muito engenhoso, os Uros resistem no tempo... sendo um povo pré-colombiano que flutua no lago Titicaca, nas proximidades de Puno, desde época remota e desconhecida... Para fugirem da guerra ou de inimigos, construíram - com matéria prima abundante - vinda das profundezas do lago, ilhas flutuantes, cujos solos são feitos de Totora, a planta-mor do Titicaca.
A Totora é uma planta versátil, praticamente uma deusa vegetal. Nasce na água, mas, seca ao sol, oferece resistência suficiente para não afundar. Pode-se comer sua raíz, pode-se fazer chá e remédios de suas folhas e flores.
As ilhas flutuantes funcionam como um epitélio ao contrário, onde, abaixo, as camadas de Totora vão se desgastando, digamos, derretendo-se na água do revolto lago andino; acima, os Uros repõe uma nova camada que, seca ao sol e ao vento forte do lago, renovam o poder de flutuar e assim está feita e perpetuada a invenção...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Parece coisa de filme....a gente vê isso nos cinemas e pensa q é produção...q coisa linda! a humanidade ainda tem salvação!
Postar um comentário